Como estão as minhas finanças pessoais?
Agora que você já tem alguma ideia de por onde começar a empreitada da evolução financeira, vamos raciocinar um pouco à respeito da sua própria situação neste setor.
É um exercício particular, faça você mesmo, reflita, pense, anote e releia as anotações até que você tenha tudo claro em sua mente. São passos simples, como eu vou explicar a seguir em poucas palavras.
Tudo o que precisamos é fazer é anotar tudo o que se faz com o dinheiro. Começando por quanto dinheiro eu faço todo o mês. Sim, você pode estar estranhando a palavra “faço”, do verbo fazer. Nem eu e nem você ganha dinheiro, a não ser que você ganhe uma mesada ou uma doação de alguém.
Se você trabalha o mês inteiro, assim como eu, no final você recebe um pagamento. Aquele dinheiro você faz, à custa do seu suor e esforço diário. Você não ganha ele!
Bom, então você faz certa quantia, que para a maioria das pessoas é um valor fixo. Para algumas pessoas, que são pequenos empresários, MEI ou ganham por comissão, este valor é variável.
Se você faz um valor fixo todo o mês, é mais fácil de fazer este diagnóstico. Basta anotar tudo por um mês: Quanto entra de dinheiro e quanto sai, quando você paga as contas e compra as coisas do seu dia a dia. Anote tudo por um mês. Para quem tem renda variável, precisará anotar por mais de um mês, para ter uma média de quanto entra de dinheiro e o quanto sai.
Você pode usar um papel mesmo, pegue uma caneta e anote ao seu jeito. Você pode usar um aplicativo de anotações no celular ou uma planilha no computador. Faça da forma que lhe parece melhor. O importante aqui é entender aonde está indo o seu dinheirinho todo o mês!
Exemplos de despesas bastante comuns para a maioria das pessoas:
Transporte (gasolina, passagens, etc)
Alimentação (mercado, restaurantes, lanches)
Telefonia
Internet
TV
Carro (prestação, manutenção, impostos)
Água
Energia elétrica
Condomínio
Cartão de Crédito
Lazer
Dívidas, empréstimos, financiamentos, consignados, etc
Ao realizar esta tarefa, você será capaz de identificar o fluxo do seu dinheiro. A conta está fechando? Você gasta menos do que recebe de pagamento?
Bom, saber o que acontece com o seu dinheiro é o marco zero. Se você está lendo este artigo, certamente está incomodado com a sua situação financeira, seja qual for o motivo, e está querendo evoluir. Parabéns!
No próximo artigo vamos conversar sobre as formas de melhorar a condição financeira. Sim, existem possibilidades de melhorar as nossas contas e fazermos o dinheiro trabalhar para nós. No começo parece um pouco complicado, mas é necessário entender como funciona o sistema financeiro e usar esse conhecimento ao nosso favor.